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26.12.09

26 de Dezembro de 2009 - O melhor de África

Fins de ano, balanços, o melhor disto e daquilo a bem de compras natalícias esclarecidas... Nesta emissão, José Reis e João Torgal passam em revista sem qualquer ordem em especial alguma da música africana editada ou reeditada que marcou a produção world de 2009.

Gnonnas Pedro et ses Dadjes
- La musica en verité - Legends of Benin
Sir Victor Uwaifo & his Melody Maestros - Akayan ekassa - Nigeria 70
Tinariwen - Lulla - Imidiwan
Group Doueh - Tazit Kalifa - Treeg Salaam
Oumou Sangaré - Seya - Seya
Bassekou Kouyaté & Ngoni Ba - Musow. For our women - I Speak Fula
Vieux Farka Touré - Mali - Fondo
Justin Adams & Juldeh Camarah - Kele kele (No passport no visa) - Tell No Lies
Group Bombino - Imuhar - Guitars from Agadez Vol. 2
Tony Allen - Ijo - Secret Agent
Staff Benda Bilili - Moziki - Très Très Fort

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13.12.09

13 Dezembro 2009

Afroganic feat. Malaika - Yani
Explorer Series Africa - Dzil Duet (Accra)
Gabo Brown & Orchestre Poly-Rythmo - It's a Vanity
Aao Twist - Kazi Aniruddha
Tenor Saw - Pumpkin Belly
Voices of Darkness - Mota Ginya
Lafayette Afro-Rock Band - Congo
Amadou & Mariam - Africa
Atongo Zimba - Nyuure



Staff Benda Bilili - Sala Mosala
Staff Benda Bilili - Moziki

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12.12.09

emissão de 12 de Dezembro de 2009

Gnonnas Pedro et ses Dadjes - Dadje von o non - Legends of Benin
Honoré Avolonto et Orchestre Poly-Rythmo - Tin lin non - Legends of Benin
Omar Souleyman - La sidounak sayyada - Dabke 2020
Bellemou & Benfissa - Li maandouche l'auto - 1970's Algerian Proto-Raï Underground
Group Bombino - Boghassa - Guitars from Agadez Vol. 2
Tinariwen - Imidiwan afrik tendam - Imidiwan/Companions
Justin Adams & Juldeh Camarah - Sahara - Tell no Lies
Keletigui et ses Tambourinis - Sabougnouma - The Syliphone Years
Mercury Dance Band - Kai wawa - Ghana Special: Modern Highlife, Afro Sounds, Ghanaian Blues 1968-1981
Christy Azuma & Uppers International - Din ya sugri - Ghana Special
Kim Sun - The man who must leave - Psych Funk 101

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6.12.09

Alèmu Aga!



17 Dez: 22h, Maria Matos, Lisboa (produção Filho Único)
18 Dez: 22h, Culturgest, Porto

Aga é um dos grandes mestres da bègèna, um instrumento que se aproxima da família das liras e das harpas. Crê-se que teve origem na Etiópia, na época do Rei David, há cerca de três mil anos. É um instrumento conotado com o meio real e aristocrático, pelo facto de vários membros da família real etíope o terem tocado. Sofreu uma democratização no seu uso e tradição em épocas mais recentes.

Alèmu Aga tem uma história de vida peculiar. Estudou geografia na Universidade de Adis Abeba e chegou a ser professor de geografia na escola de música Yared, onde também ensinou bègèna, instrumento em que mais tarde se especializou. Em 1972, gravou o seu primeiro registo para uma colectânea da UNESCO. A sua música e crenças sofreram um grande revés quando a junta militar Derg subiu ao poder na Etiópia e pôs em pratica políticas anti religiosas que baniram a bègèna das rádios nacionais e proibiram o ensino do instrumento. Depois disso, Alèmu desistiu de tocar e abriu uma loja de souvenirs em Adis Abeba. Durante algum tempo, tocou apenas para amigos em círculos fechados, mas com o colapso do regime Derg, voltou a tocar em publico.

A harpa de Alèmu Aga tem ritmos lentos e quentes . As vocalizações são quase silenciosas, acompanhadas de forma precisa pela harpa. É um som único. A bègèna é quase exclusivamente utilizada em rezas (mesmo que não em espaços ou ocasiões de âmbito religioso, onde não existe esse hábito), como música de meditação, sempre num registo puramente solista e nunca se mistura com outra instrumentação.

Ethiopiques, Vol. 11: Alemu Aga, The Harp Of King David


É um disco constituído por canções religiosas da igreja ortodoxa etíope, populares entre as comunidades aramaicas - que falam aramaico, uma língua semita composta pela fusão de línguas de vários povos, entre os quais os povos judeus e árabes. A comunidade aramaica ocupa a parte norte da Etiópia e utiliza estas composições religiosas durante reuniões familiares, cerimónias associadas ao café e outro tipo de cerimónias .. a função da música é manter o espírito religioso vivo durante o período de tempo que antecede a Páscoa. O disco pode ser uma óptima experiência para quem não conhece a igreja ortodoxa Etíope e as suas tradições espirituais.É uma experiência totalmente diferente, esta de ouvir um disco único da série Ethiopiques, que nada tem que ver com discos com enorme influência ocidental, como os discos dos autores da série que ficaram mais conhecidos.

Ethiopiques, Vol. 11: The Harp Of King David esteve em destaque na emissão de 6 de Dezembro do Artesanato Sonoro. Depois de muitos dos artistas da colecção Ethiopiques já terem sido destacados - Alemayehu Eshete, Mahmoud Ahmed, Tlehoun Gessesse e Mulatu Astatke - chegou a vez de Alèmu Aga!

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