l

26.2.08

Emissão de 24 de Fevereiro de 2008

Passagem por alguns álbums de interesse do ano transacto, com direito a pequenos parênteses históricos...

Kenge Kenge - Kenge Kenge - Introducing Kenge Kenge (2007)
Omar Souleyman - Leh Jani, Dabke 2001, Jani (She came to me) - Highway to Assake (2007)
Group Doueh - Eid for Dakhla, Eid El Arsh - Guitar Music from Western Sahara (2007)
Ali Farka Touré - La Drogue - Red (1982)
Novos Baianos - Tinindo Trincando, América Tropical - Brazil 70: After Tropicalia (2007)
Raúl Seixas - As aventuras de Raúl Seixas na cidade de Thor - Brazil 70: After Tropicalia (2007)
The Budos Band - Budos Rising - The Budos Band II (2007)
Fela Kuti - My Lady Frustration - The 69 Los Angeles Sessions

Etiquetas:

25.2.08

Emissão de 23 de Fevereiro de 2008

Emissão mensal dedicada à música portuguesa. Este foi o alinhamento do programa:

1. Norberto Lobo - Ó Ribeira (Mudar de Bina, 2007);
2. Norberto Lobo - Cantiga da Ceifa (Mudar de Bina, 2007);
3. Norberto Lobo - Mudar de Vida (Mudar de Bina, 2007);
4. Carlos Paredes - António Marinheiro (Movimento Perpétuo, 1971);
5. Uxukalhus - Erva Cidreira (A Revolta dos Badalos, 2006);
6. A Naifa - Meteorológica (Canções Subterrâneas, 2004);
7. Stockholm Lisboa Project - Linda Rosa (Sol, 2007);
8. Stockholm Lisboa Project - Sol de Janeiro / Ombyggnan (Sol, 2007);
9. Stockholm Lisboa Project - Mentiras (Sol, 2007);
10. Segue-me à Capela - Oração das Almas (Segue-me à Capela, 2003);
11. Madredeus - Maio Maduro Maio (Filhos da Madrugada, 1994);
12. Pedro Barroso (com Janita Salomé e Manuel Freire) - Cantos d'Oxalá (Cantos d'Oxalá, 1996);

Destaques da emissão:



Norberto Lobo - Mudar de Bina




Norberto Lobo é um músico lisboeta que, depois de ter colaborado com os projectos Munchen e In Her Space e ter ganho algum protagonismo em alguns concertos ao vivo já a solo, efectuou, neste album, a sua estreia nas lides discograficas em nome próprio.

O album Mudar de Bina, editado nos finais de 2007 pela Borland (uma das mais importantes editoras independentes do país, onde habitam nomes como Alla Pollaca, Lobster ou o consagrado projecto de Francisco Silva Old Jerusalem), insere-se numa lógica lo-fi, com uma produção muito minimalista, colocando em evidência o fabuloso som natural directamente saído da guitarra acústica de Norberto Lobo, o único instrumento aqui presente, destacando-se o seu profundo virtuosismo interpretativo e uma alma verdadeiramente notável. Em termos de conteúdo, ocorre no album uma alternância entre alguma aproximação à música folk norte-americana, em temas como “Jogo do Bicho”, e uma profunda identidade portuguesa, com destaque para a reciclagem dos temas tradicionais "Cantiga da Ceifa" e "Ó Ribeira". É com muita frequência que nos vem à cabeça, ao ouvirmos este Mudar de Bina, o génio da guitarra portuguesa Carlos Paredes, pela sua enorme capacidade de interpretação e pelo aproveitamento de todas as potencialidades do instrumento, neste caso a guitarra acústica e não a guitarra portuguesa. Assim sendo, é sem surpresa que Norberto Lobo dedica o album a Paredes e recria um dos seus temas mais mediáticos: "Mudar de Vida", outro dos grandes destaques do album, tal como o tema título.

Nota: Recentemente, Norberto Lobo esteve no prestigiado Festival para Gente Sentada de Santa Maria da Feira onde recebeu rasgados elogios desse grande vulto da música portuguesa da actualidade: JP Simões.




Stockholm Lisboa Project - Sol



Os Stockholm Lisboa Project são um projecto constituído pelos sueco Simon Stalspets (mandola nórdica, harmónica e apoio vocal) e pelos portugueses Sérgio Crisóstomo (violino e apoio vocal), Luís Peixoto (bandolim, bouzouki e apoio vocal, ele que também faz parte dos Dazkarieh) e Liana (voz, tem formação em fado, tenho ganho por duas vezes a Grande Noite do Fado). Misturando as influências diversas dos seus músicos, decidiram apresentar um projecto que unisse elementos tradicionais portugueses, nomeadamente ao nível do fado, com a tradição sueca e escandinava.

Assim sendo, é nesta base que lançam em 2007 a sua estreia discográfica Sol. O album é um daqueles casos que, ao longo das várias audições que efectuei, me foi sempre cativando cada vez mais (o que é ainda mais extraordinário a partir do momento em que, no caso do fado, eu estou longe de ser um fã). É, acima de tudo, um album que, pela sua essência, tem uma originalidade tremenda, consideravelmente diferente do que vamos encontrando por aí, destacando-se naturalmente, neste contexto, os temas "Sol de Janeiro /Ombyggnan", "Desgarrada / Toc Edits Polska" e "Fado do Ribatejo / Hokpers Vals", em que se misturam simultâneamente, em cada uma das faixas, as realidades musicais dos dois países. Ao nível vocal, a voz de Liana, pela sua simplicidade, brilha na maior parte dos temas cantados, mostrando que não são precisos, de forma alguma, trejeitos de virtuosismo excessivo para que uma voz seja absolutamente lindíssima. Ponto alto do album: "Mentiras", um dos temas mais maravilhosos e apaixonantes que ouvi nos últimos meses. Um tema (e um album) absolutamente a não perder.

18.2.08

Emissão de 16 de Fevereiro - CAN 2008


Numa emissão em que se associou a riqueza desportiva à riqueza musical, a hora foi totalmente dedicada à Taça Africana das Nações de futebol, que colou África à televisão e a pintou de todas as cores. Pelo programa passaram músicos de países que participaram na CAN 2008. Pena que nem todos tenham cabido no estúdio ...

Playlist:

gana - Oscar Sulley & The Uhuru Dance Band - Bukom Mashie
guine -bembeya jazz national - Tentemba
costa do marfim - tiken jah fakoli -Quitte le pouvoir
nigeria - Orlando Julius & His Modern Aces - Ijo Soul
mali -super rail band - foliba
benin - Angelique Kidjo - Idjé-Idjé
camarões - Manu Dibango - Bomaye compilation - Ceddo End Title
egipto - Mohamed Fouad - Hawad
angola - Os jovens do Prenda - Samba,Samba - Ndandu

12.2.08

Orchestra Baobab na décima edição do FMM!

Orchestra Baobab


A décima edição de Sines promete ser grande! O festival, este ano antecipado para meados de Julho (17 a 26), vai receber a Orchestra Baobab (http://www.worldcircuit.co.uk/#Tours). A lendária banda, formada em 1970 para celebrar a abertura do clube Baobab de Dakar, transporta a pesada herança da quase pertença ao reino da mitologia, tal a importância histórica da sua música. O grupo, estabelecido no Senegal mas composto por músicos de várias etnias, é a melhor prenda que os amantes da música africana poderiam desejar. Pode ser até que, em Sines, haja oportunidade para ouvir cantar em crioulo português da Guiné-Bissau, caso a Orchestra decida tocar o tema "Cabral" incluído no álbum "Made in Dakar", editado em 2007 e que servirá de base ao concerto.
Mas, meus amigos,quanto a bandas vindas de África não estamos ainda conversados! Confirmados estão também os congoleses Kasai Allstars, no dia 23. As cores festivas, os ritmos quentes e a música diabólica das bandas africanas prometem fazer dançar toda a gente,dos 8 aos 91 ou 92.

9.2.08

Emissão de 9 de Fevereiro de 2008

Artesanato sonoro em registo saltitante, contingente, aleatório, pós-moderno.

Waylor Jennings - Folsom Prison Blues
Bill Monroe - Bluegrass Stomp
Stanley Brothers - Rabbit in a log
Rev. Gary Davis - Candyman
Tinariwen - Mano Dayak
Amadou & Mariam - La Realité
Fela Kuti - Highlife Time
Fela Kuti - Viva Nigeria
Fela Kuti - Witchcraft
Raúl Seixas - As aventuras de Raúl Seixas na cidade de Thor
Secos e Molhados - Amor
Novos Baianos - Tinindo e trincando
Excertos dos álbum Radio Phnom Penh, Radio India & Radio Pyongyang

Etiquetas:

8.2.08

Novos podcasts!



Estão já disponíveis, para escuta, as emissões dos dias 19 e 26 de Janeiro e ainda a de 2 de Fevereiro.

Emissão de 2 de Fevereiro de 2008

Talitha Mackenzie



Na segunda emissão totalmente dedicada a vozes, expõem-se novas técnicas africanas, europeias e asiáticas ...

Playlist:

Rustavi Choir - Tshkenosnuri
Rustavi Choir - Guruli Naduri
VA - INEDIT - A window on the World - Albania Polyphonies
VA - INEDIT - A window on the World - Baltic Voices
The Tahitian Choir - Oparo E Oparo E
LadySmith Black Mambazo - Izithembiso Zenkosi
Trio Bulgarka - Prochula Se Moma Nedelya
Talitha Mackenzie - E Ho Hi
Black Umfolosi - Bazali Bethu (Jazz Song)
Tibetan Buddhist Monks of the Schechen Tennyid Dhargyeling Monastery - Benza Guru

3.2.08

Destaques da emissão de Artesanato Sonoro português de 26 de Janeiro

Júlio Pereira - Geografias



Facto indesmentível: Júlio Pereira é um dos nomes incontornáveis da música portuguesa. Trabalhou ao lado de grandes nomes da música nacional como Zeca Afonso, José Mário Branco, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho, Fausto ou Vitorino e até ao lado de alguns nomes internacionais como Pete Seeger ou os Chieftains, foi responsável pela revitalização em Portugal de instrumentos musicais como o cavaquinho ou o bandolim e lançou com eles albuns decisivos na cultura nacional, como o são Cavaquinho de 1981 e O Meu Bandolim de 1993.



Assim sendo, é com natural expectativa que se recebe cada álbum novo de Júlio Pereira e, mais uma vez, as expectativas não saem goradas neste novo album. Tal como no anterior, Rituais de 2001 (se descontarmos o album Faz-de-conta de 2003, dedicado às crianças), o multi-instrumentista pega em algumas das coordenadas do seu passado músical ao nível da paixão pelas raízes da música portuguesa, mas, como o próprio nome do album o indica, alarga os horizontes geográficos, misturando alguns sons provenientes de outras paragens como África, o Oriente ou terras árabes. Este album, em que Júlio Pereira toca bandolim e bouzouki, conta com a colaboração pontual de algumas vozes convidadas como Isabel Dias, Marisa Pinto do projecto Donna Maria, ou Sara Tavares, que fornece uma certa dose de exotismo aos temas "Castelo Ansião", "Faro Luso" ou o fantástico "Areias de Sal", para mim o ponto alto do disco.



Chuchurumel - Posta Restante



Os Chuchurumel são um duo natural do distrito da Guarda constituído por Julieta Silva (essencialmente voz, concertina e sanfona, ela que também faz parte de outro fabuloso projecto musical, chamado Diabo a Sete) e César Prata (essencialmente voz, bandolim, cavaquinho, viola, flauta e elementos electrónicos), a quem ultimamente se juntou Tiago Pereira, filho de Júlio Pereira, responsável pelas projecções video. Em 2004 lançaram o seu registo discográfico de estreia: No Castelo de Chuchurumel, uma edição muito limitada com uma capa artesanal e cuja sonoridade já surpreendia pela mistura de elementos tradicionais com aspectos modernos.

Em 2007 surge então Posta Restante, um album que confirma os Chuchurumel como uma das propostas mais interessantes e arrojadas da actualidade. O album está elaborado como sendo um marco de correio, em que cada faixa é uma carta dedicada aos elementos que, de alguma forma, os influenciaram, como os míticos responsáveis por recolhas Michel Giacometti ou Fernando Lopes Graça, e/ou aqueles que contribuiram, de algum modo, para a elaboração do album. É constituído essencialmente pela adaptação de temas tradicionais de diversas zonas do país como os sublimes "Deus te Salve Ó Rosa" (Aljezur, Algarve), "Galanducha" (Marmeleiro, Guarda) ou "Rico Franco" (Vilar de Amargo, Figueira de Castelo Rodrigo), embora também exista um ou outro original do grupo. Julgo que não haverá exemplo mais claro do que é a visão dos músicos sobre a aliança entre tradição e modernidade do que "Coquelhada Marralheira" (dedicado a Mário Correia, fundador da editora Sons da Terra e um dos grandes responsáveis pelo trabalho de recolhas na actualidade), em que a voz da senhora mirandesa Clementina Rosa Afonso se mistura com fortes batidas electrónicas. Para finalizar, referir só que este disco foi, de forma absolutamente justa, premiado por alguma crítica, nomeadamente pelo jornal O Expresso, como um dos grandes albuns portugueses do ano que passou, o que não deixa de ser notável, tratando-se de um album com uma visibilidade infelizmente reduzida.

<