l

16.8.07

Festival Músicas do Mar

Tony Allen, principal nome da primeira edição do festival.

Atenta, a câmara municipal da Póvoa do Varzim, introduz, no circuito nacional das músicas do mundo, mais um festival. Num ano que se quer de experiência, pretende-se que o cartão de visita seja arrojado. A atitude é de louvar, não só pelo alargamento do panorama musical vigente, como também pelo facto de, a partir de uma primeira edição, poder vir a nascer mais um festival de referência, capaz de levar até à Póvoa público conhecedor e entusiasta, de todo o país.
A festa arranca dia 30, com o guitarrista português Joel Xavier e com o “inventor” do afro-beat (e talvez o grande nome da primeira edição), Tony Allen.
Seguem-se, a 31, os almadenses O’Questrada - uma fusão de fado, ska e funaná e o cipriota Alkinoos Ioannidis, fundidor de tradição grega e cipriota com música clássica, jazz e rock. Raquel Bulha e Álvaro Costa fecham a noite, com uma sessão de Dj Set.
A Setembro,1, os italianos radicados em Lisboa, Anonima Nuvolari animam as ruas da cidade (às 18h30). Os argentinos Escalandrum - do neto do lendário bandoneonista Astor Pizzolla fundem, nessa mesma noite, tango com jazz contemporâneo. Segue-se a Banda Eddie, com a sua interpretação de “mangue-beat”, música nascida espiritualmente nos manguezais do Recife. O Bailarico Sofisticado (já depois da meia-noite), fecha o dia com uma sessão que se pretende explosiva.
A primeira edição do festival termina no domingo, dia 2 de Setembro, com a animação itinerante da Kumpania Algazarra e com a mescla de rumba, dub, cumbia, sarao, blues, boogie-woogie e reggae dos catalães La Troba Kung-Fú, de Barcelona.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

<