l

14.9.08

Emissão de 13 de Setembro de 2008

Nesta emissão dedicada exclusivamente à música nacional, foi rodada a entrevista efectuada aos Deolinda em 9 de Agosto, dia em que actuaram no festival Sudoeste. A propósito dos Deolinda, foi lançada neste programa uma petição para propor o seu tema "Movimento Perpétuo Associativo" como novo hino nacional. A petição pode ser lida e assinada em www.peticao.com.pt/hino-deolinda.
Alinhamento:

1. Dazkarieh – Olhos de Maré (Incognita Alquimia, 2006);
2. Stockholm Lisboa Project - Fado do Ribatejo / Hokpers Vals (Sol, 2007)
3. Deolinda – Fon Fon Fon (Canção ao Lado, 2008);
............Entrevista com os Deolinda no Sudoeste..............
4. Deolinda – Movimento Perpétuo Associativo (Canção ao Lado, 2008);
5. Ronda dos Quatro Caminhos – Condessa d'Aridão (Sulitânia, 2007)
6. Marenostrum – Fado da Ilha (Almadrava, 2005);
7. Melech Mechaya – Zemeri Biffs (Melech Mechaya, 2008);
8. Melech Mechaya – Noite Tribal (Melech Mechaya, 2008);
9. Melech Mechaya – Miserlou (Melech Mechaya, 2008);
10. M-Pex – Melodia Perdida (Phado, 2007);
11. Cordis – Sede e Morte (Cordis, 2008);
12. José Mário Branco – Inquietação (Ser Solidário, 1982);



Destaque discográfico da emissão:

Melech Mechaya - Melech Mechaya

Com origens no século XV, a música klezmer formou-se a partir do estabelecimento de uma forte comunidade judaica nos países da europa central e de leste. Misturando aspectos da sua própria cultura com elementos dos países onde se instalavam, nomeadamente a música cigana, formou-se assim um estilo músical muito particular, frequentemente festivo e marcado em termos instrumentais pela forte presença do violino e da flauta ou, numa fase posterior, do clarinete.

É este estilo que serve de base ao repertório dos Melech Mechaya, uma das primeiras bandas portuguesas a pegar neste universo sonoro tão peculiar, o que lhes garante desde logo uma identidade muito própria no seio do nosso país. Juntando o klezmer com outros sons exóticos vindos de outros paragens, como o oriente, este projecto acaba de lançar este seu EP de estreia. Tal como todos os EP's, este é naturalmente bastante curto: 4 originais e uma versão para o clássico tradicional grego "Miserlou", celebrizado pela adaptação surf de Dick Dale e pela sua inclusão na famosíssima banda-sonora de "Pulp Fiction" de Tarantino. Possuidor de uma elevada consistência qualitativa ao longo de todos os temas, este EP sabe naturalmente a pouco, pela sua dimensão muito reduzida. Venha o album para tirarmos conclusões mais concretas.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

<