l

12.7.08

Emissão portuguesa de 12 de Julho de 2008

Com alguns dias de atraso, aqui fica o alinhamento desta emissão:


1. Zeca Afonso – Era um Redondo Vocábulo (Venham Mais Cinco, 1973);
2. Pé Na Terra – Balada do Sino (Pé Na Terra, 2008);
3. Pé Na Terra – Sentir (Pé Na Terra, 2008)
4. Pé Na Terra – Salpicos (Pé Na Terra, 2008);
5. Pé Na Terra – Sete (Pé Na Terra, 2008);
6. Mu & Helena Madeira – Karpa (Casa Nostra, 2008);
7. Mandrágora – Picões do Diabo (Escarpa, 2008);
8. Toques do Caramulo – Dalia Ó Linda Idália (Toques do Caramlo é ao Vivo, 2007);
9. Sérgio Godinho & Tucanas – Vai Lá (Pirilampo, 2008)
10. Tucanas – Tucana (Maria Café, 2008);
11. Gaiteiros de Lisboa – Romance de la Lhoba (Invasões Bárbaras, 1995)



Album em destaque:

Pé Na Terra - Pé Na Terra

Depois dos conterrâneos Mu e Mandrágora, chegou a vez dos também portuenses Pé na Terra lançarem um óptimo album em 2008. Curiosamente, três albuns bem diferentes: enquanto os Mandrágora levam a tradição até ao jazz e ao rock progressivo e os Mu misturam culturas espalhadas um pouco por todo o Mundo, os Pé na Terra são quem mais próximos estão da música tradicional portuguesa, embora com um cunho muito pessoal.

Falemos já um pouco da sequência mais forte deste registo homónimo de estreia: ao 4º tema do disco surge, com "A Balada do Sino", a primeira de duas versões de Zeca Afonso (a outra é "Maria Faia" que, apesar de ser um tema tradicional, foi claramente celebrizada pelo Zeca). Depois de um início extremamente lento e bonito, esta versão da "Balada do Sino" ganha nervo sensivelmente a meio, algo que se vai intensificando até ao seu final, terminando da melhor maneira com um excerto de um inflamado discurso do próprio Zeca Afonso de apelo à insurreição (que falta fazem, no mundo globalizado actual, as suas palavras de ordem, o seu sonho e a sua utopia). Essas palavras dão o mote para aquele que é um dos grandes temas que escutei nos últimos tempos: "Sentir". "Sentir, ser diferente, mudar o som, crescer, explodir, voar, livre sem pensar". São estas as palavras que percorrem de forma hipnótica todo o tema, acompanhadas por uma lindíssima melodia, onde se destaca esse instrumento para mim tão maravilhoso: a gaita-de-foles. Este tema mostra bem a importância dada pelos Pé na Terra às letras, à palavra, a uma certa estrutura poética que se espalha ao longo de todo o disco. Como tal, não é de estranhar que o album feche precisamente com o poema "Sete", declamado por dois convidados dos Pé na Terra: Patrícia Miranda e Tiago Meireles (ele próprio autor do poema).

No entanto, nem só de faixas com voz vive este disco. Quase metade do album é instrumental, contendo temas bastante distintos uns dos outros, como se pode verificar escutando, por exemplo, "Valsa Verde", "Salpicos" e "Passodoble de Vizela". Esta diversidade só demonstra, em definitivo, que este primeiro longa duração dos Pé na Terra é um trabalho bastante eclético, recheado de ideias diferentes.

Enfim, através deste grande disco, a cidade invicta volta novamente a marcar pontos no panorama musical português de 2008.

P.S. Os Pé na Terra venceram a eliminatória nacional do Eurofolk 2008, que se realizou em Coimbra dia 7 de Julho. Como tal, vão representar Portugal na sua edição internacional, a realizar em Málaga no final do mês de Agosto

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

<