l

7.6.08

Emissão portuguesa de 7 de Junho de 2008

Esta emissão contou com a interessante entrevista com Pedro Viana dos Mandrágora, autores este ano do fabuloso album Escarpa, que esteve em destaque na última edição do programa dedicada à música nacional

Este foi o alinhamento:


1. Uxukalhus - Xotiska (A Revolta dos Badalos, 2006);
...........Entrevista com Pedro Viana dos Mandrágora........
2. Mandrágora – Malagrado (Escarpa, 2008);
3. Dazkarieh – Rosa de Lava (Dazkarieh, 2004);
4. Mu & Helena Madeira – Miosótis (Casa Nostra, 2008);
5. Mu – Carrossel (Casa Nostra, 2008);
6. Mu & Helena Madeira – Iara (Casa Nostra, 2008);
7. Mu – Casa Nostra (Casa Nostra, 2008);
8. Né Ladeiras – La Molinera (Trás-Os-Montes, 1994);
9. Brigada Victor Jara – Mi Morena (Danças e Folias, 1995);


Album em destaque:

Mu - Casa Nostra



"Pega-se no didgeridoo australiano e põe-se a marinar com a especiaria da tabla indiana durante sensivelmente um ano.
Depois, junta-se o acordeão bem temperado com os aromas da Europa e para adoçar este prato, barra-se muito bem o cozinhado com as doçuras do violino.
Após mais um ano em vinha d'alhos, acrescentam-se os sabores da viola d'arco, leva-se ao lume e vai-se regando com flauta. osgofone, bilha, ferrinhos, pratos, serrote...
Quando o preparado estiver pronto unta-se muito bem o contrabaixo e vai tudo ao forno em lume brando.
Aproximadamente nove meses a estufar e o resultado está na mesa: um prato rico e melodioso com os sabores do MUndo!!!".
Estas eram as palavras dos portuenses Mu no seu album de estreia Mundanças de 2005 e que caracterizavam na perfeição a sua enorme mezcla sonora.
.
Três anos depois regressam com este Casa Nostra e o "prato rico e melodioso" continua. Todos os elementos que se destacavam no album de estreia por aqui se mantêm: a mistura de instrumentos diversificados e provenientes de diversas zonas do globo, os condimentos musicais circenses ou a alternância entre temas originais (maioritariamente instrumentais) e a recolha de alguns temas tradicionais europeus (em menor número que no disco anterior, mas igualmente óptimos os temas "Oi Na Gori" da Russia e "Viens Ma Fleur" da Hungria).
.
No entanto, para além de um sentido estético ainda mais apurado, há aqui uma incontornável novidade: a presença de Helena Madeira, ex-Dazkarieh, a abrilhantar (e de que maneira) com a sua voz os temas "Karpa", "Miosotis" e "Iara", impulsionando uma forte aura espiritual e misteriosa no disco, traduzindo-se em alguma da melhor música que por aqui se encontra.
Um único senão: continua a faltar aqui, tal como no 1º disco, algo de típicamente português para completar em definitivo e de forma perfeita esta óptima volta ao Mundo em 13 temas.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

<