l

15.5.08

Uma Casa Portuguesa

Em quatro noites de concertos, a Casa da Música apresenta alguns dos maiores nomes da música tradicional portuguesa, com destaque para os já históricos Rão Kyao e Júlio Pereira.

Quinta | 15 Maio 2008 | 21:30, Sala Suggia - 22:00

RÃO KYAO e KARL SEGLEM: "Skrey Project"
As tradições musicais portuguesas e norueguesas foram sempre o ponto de partida para as criações destes dois músicos ímpares, que no entanto nunca hesitaram em viajar pelas mais diversas paragens sonoras. É conhecido o fascínio de Rão Kyao pelo Oriente, pelas diferentes geografias que são já inseparáveis da identidade cultural portuguesa. No seu último disco Porto Alto presta tributo ao Pão, Azeite e Vinho, numa viagem pelas raízes da música portuguesa. De igual modo, Karl Seglem é uma instituição no seu país, admirado pelo carácter inovador ao apontar novas ligações entre o jazz e o folk nórdico.

REALEJO

O grupo Realejo combina sonoridades da música tradicional portuguesa e europeia com música de câmara, tendo-se tornado uma das grandes referências entre os novos projectos de música tradicional portuguesa. Fundado em 1990 em Coimbra, conta com instrumentos construídos pelo seu líder, Fernando Meireles, um especialista em sanfonas e cavaquinhos.

Sexta | 16 Maio 2008 - 22:00, Sala Suggia

GAITEIROS DE LISBOA
Desde o início da sua actividade em 1993, os Gaiteiros de Lisboa tornaram-se um dos grupos mais importantes de música tradicional portuguesa. As suas actuações em palco são sempre memoráveis e contagiantes, surpreendendo ainda com a originalidade dos instrumentos que fazem ouvir: desde o Orgaz ao Clarinete acabaçado e ao Cabeçadecompressorofone. O concerto desta noite conta com um alinhamento retrospectivo e comemorativo dos 15 anos de carreira.

LARS-ÀNTE KUHMUNEN
Os Sámi são o povo indígena de uma vasta região que se estende pelo norte de vários países da Escandinávia. A sua forma de canção mais emblemática é o joik, que transporta consigo a espiritualidade e a tradição de séculos de história. Oriundo de uma família de pastores de renas da Suécia, Lars-Ànte Kuhmunen é um dos intérpretes de joik mais representativos e premiados, fundindo de forma única a tradição com a modernidade.


Sábado | 17 Maio 2008 - 19:00, Sala 2

ANNA-KAISA LIEDES E TIMO VÄÄNÄNEN
A terceira noite do Festival Uma Casa Portuguesa abre com dois grandes nomes da música folk finlandesa. Anna-Kaisa Liedes é uma especialista em expressão vocal e uma das cantoras mais conhecidas do seu país na área da world music. Para além de projectos a solo em que explora a improvisação e efeitos sonoros da voz, faz parte do grupo Me Naiset, onde interpreta canções da tradição finlandesa, kareliana e dos povos Setu, Mordvin e outros. Apresenta-se ao lado de Timo Väänänen, um executante de kantele e uma figura essencial na nova música para o instrumento tradicional da Finlândia.
TOQUES DO CARAMULO
Oriundo de Águeda, o agrupamento Toques do Caramulo tem conquistado admiradores em cada um dos muitos locais onde tem tocado em Portugal e Espanha. O primeiro disco, É ao vivo!, confirma a dinâmica do grupo e o ambiente festivo que caracteriza os seus concertos. Toques do Caramulo funde a sonoridade rude da tradição com as cores das novas músicas, recriando de forma livre o repertório esquecido da Serra do Caramulo. Uma revelação da nova música tradicional em Portugal.

Domingo | 18 Maio 2008 - 22:00, Sala Suggia

HAUGAARD AND HOIRUP
O enorme êxito alcançado pelo duo Haugaard & Høirup tem-lhes permitido levar a música tradicional dinamarquesa a todo o mundo, misturando-a de forma elegante com composições originais. A riqueza e imaginação melódica da sua música, pontuada ora por animados ritmos impulsionados pela guitarra acústica, ora por um carácter lírico irresistível do violino, ou até por apontamentos de humor, dão um colorido muito atractivo aos seus concertos. Desde que formaram o duo em 1998, Harald Haugaard e Morten Høirup já mereceram vários prémios que os reconhecem como um projecto ímpar no contexto da música folk dinamarquesa.

JÚLIO PEREIRA
O novo CD de Júlio Pereira - Geografias - assinala o esperado regresso aos palcos do multi-instrumentista e compositor. Ficaram célebres os seus discos Cavaquinho (1981), Braguesa (1982) e O meu bandolim (1992), onde revelava a identidade quase perdida de instrumentos com um enorme potencial expressivo e intimamente ligados às tradições musicais portuguesas. Neste concerto, com o acompanhamento de Miguel Veras (viola) e Sofia Vitória (voz e teclados), volta a trazer para a ribalta os instrumentos tradicionais de cordas e leva-os a percorrer latitudes menos comuns à música portuguesa.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

<