l

29.8.08

Festival Andanças - emissões especiais


Na continuação do programa do passado sábado, a emissão de amanhã do Artesanato Sonoro será a 2ª parte do especial dedicado ao Festival Andanças. Tal como na semana passada, a emissão contará com alguma conversa sobre o festival e, em particular, sobre alguns dos seus concertos, alguns excertos de entrevistas realizadas e também alguma música.
Para depois ficará, aqui no blog, uma análise mais sistematizada a esta 13ª edição do festival.

20.8.08

Músicas do Mar 08


O festival que traz sons do mundo à Póvoa, a partir de dia 28



Depois de termos estado presentes na edição de 2007, durante a qual houve um grande concerto de Tony Allen, contamos voltar a estar presentes na segunda edição de um festival - que prova este ano estar a crescer - e que decorre de 28 a 30 de Agosto, com uma média de três concertos por dia, todos de entrada livre, divididos pelas ruas da cidade e pelo Largo do Passeio Alegre, pelo Diana Bar e pelo Auditório da Lota.
A câmara Municipal da Póvoa do Varzim volta a apostar (e muito bem!) nas músicas do mundo, em mais uma colaboração com o programador do FMM de Sines, Carlos Seixas.

Programa:



Dia 28 de Agosto
Serra-lhe Aí!!! & Ivan Costa (Galiza)
Nobody´s Bizness (Portugal)
Dele Sosimi Afrobeat Orchestra (Nigéria)

Dia 29 de Agosto
Deolinda (Portugal)
Dengue Fever (Camboja/ EUA)
Alamaailman Vasarat (Finlândia)
Bailarico Sofisticado (Portugal - Dj Set)

Dia 30 de Agosto
Farra Fanfarra (Portugal)
Aron Ottingnon (Nova Zelândia)
Rosapaeda (Itália)
Hoba Hoba Spirit (Marrocos)
Bailarico Sofisticado (Portugal - Dj Set)

13.8.08

Emissões de 9 e 16 de Agosto


Balanço FMM 2008



Balanço da décima edição do Festival de Músicas do Mundo de Sines. Destaque especial para as entrevistas com alguns dos artistas e para os nomes que surpreenderam (e para os que se confirmaram) junto do público presente. Para ouvir nas emissões de 9 e de 16 de Agosto do Artesanato Sonoro.

Fiquem atentos! As emissões e as entrevistas estarão disponíveis para download, brevemente, aqui no blog do programa...

8.8.08

Festival Galaicofolia

Castro de São Lourenço, Esposende



Estivémos presentes na primeira edição do Festival Galaicofolia, que decorreu em Castro de São Lourenço, em Esposende, nos dias 1, 2 e 3 de Agosto. Pelo palco principal passaram nomes como Julie Fowlis (Escócia) e Monte Lunai (Portugal), no primeiro dia; Gaiteiros de Lisboa (Portugal) e Arrefole (Portugal), no segundo; e Fía na Roca (Galiza) e Red Hot Chilli Pipers, no terceiro.
Ao festival, feito num local místico (no cimo de um acentuado monte), faltou mais público e um ambiente mais festivo ... a organização, impecável, bem se esforçou para que tal acontecesse!

7.8.08

Ecofest


Festival de Música e Ambiente de Odeceixe - 15, 16 e 17 de Agosto de 2008


Um novo Festival nasce, este ano, na costa Vicentina. Um festival que alia as características naturais e paisagísticas da zona à música tradicional. Chama-se EcoFest - Festival de Música e Ambiente de Odeceixe-, e vai celebrar o património musical, cultural, ambiental, natural e paisagístico, com duas vertentes que se cruzam permanentemente: Música e Ambiente.
O EcoFest decorrerá de 15 a 17 de Agosto em 3 locais: Praia de Odeceixe, Largo da Vila e Espaço EcoFest (Recinto de Jogos); os dois primeiros durante o período diurno e o último pela noite dentro.
O festival tem uma preocupação ambiental, pelo que tentará reduzir ao máximo todos os desperdícios resultantes da festa.
Todos os materiais resultantes do EcoFest serão reciclados ou, sempre que possível, reutilizados. Tudo para que o EcoFest contribua para um bom ambiente de 15 a 17 de Agosto, mas também para garanatir ao máximo um bom ambiente para as próximas gerações.
Todos as entradas e eventos são gratuitos. Actividades requerem inscrição para efeitos logísticos.

Programa Musical


"O EcoFest recebe durante 3 dias um vasto programa musical que aposta nas sonoridades ligadas à música tradicional ou à world music. Um género musical acessível a todas as faixas etárias, que se assume como legado cultural ou como património imaterial de um povo. Um programa que segue a filosofia do EcoFest: a de apostar na divulgação e celebração do património, seja ele ambiental, natural ou paisagístico (vertente Ambiente do festival) ou cultural (vertente Música).
Do programa constam nomes locais (Violas Campaniças), regionais (Compassos do Tempo, Pelivento, Som Com Tom, DJ Norton), nacionais (Matias, Dazkarieh, tAnirA, DJ António Pires, DJ Osga) e internacionais (Mussel, Rare Folk).
A animação começa pela tarde, depois do almoço, no Largo da Vila, com uma segunda actuação ao final da tarde, fazendo o percurso e a ligação ao Espaço EcoFest, com abertura às 20:00 tendo animação garantida até às 02:00 da manhã.
Muita animação que promete garantir o lema: Música com bom ambiente!"

Carlos B Norton
Programador Música do EcoFest

in "http://ecofest-odeceixe.blogspot.com/"

2.8.08

Emissão de 2 de Agosto de 2008 - ESPECIAL ANDANÇAS


Pois é, nesta emissão destacámos a 13ª edição do festival Andanças, que irá decorrer de 4 a 10 de Agosto, como habitualmente em Carvalhais, São Pedro do Sul. Pelo caminho, fomos ouvindo música de Toques do Caramulo, Deolinda (proposta extra-festival), Galandum Galundaina, , Tanira, Amanida Folk, The Most Wanted e Cornes


Para quem não pôde ouvir e mesmo para quem ouviu, podem consultar mais informações sobre o festival na seguinte página, responsabilidade da entidade organizadora do evento, a Associação Pé de Chumbo:

<